SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PROJETO DIDÁTICO
SÃO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO, FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DESSE ENSINO.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
A sequência didática é um encadeamento de atividades progressivas. É uma estratégia que conta muito mais com a atuação do professor, pois dele parte a maioria das propostas, o que não significa que também tem a participação do aluno, mas em menor escala.
É o conjunto de aulas planejadas
Podemos definir esse passo a passo de várias maneiras, pois há vários modelos de sequência didática: Apresentação (início da aula - Onde criamos expectativas, colhemos informações que os alunos apresentam sobre o assunto etc.) . Construção - momento de contato com o objeto de conhecimento, aprender, conhecer... Fixação - Momento de exercitar, pesquisar, desenvolver... Aplicação - Momento de utilizar o que aprendeu em alguma desafio (Situação-problema, atividade)
PROJETO DIDÁTICO
O projeto didático parte de alunos e professores. Eles são originários das perguntas, curiosidades dos alunos sobre conteúdos, ou mesmo, a partir de situações, fatos reais que chama atenção da turma e envolvem muitas vezes, diversos componentes curriculares. Possibilita muito mais NÃO FRAGUEMENTAR OS CONHECIMENTOS.
"Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos(o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais(o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém). Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e torna a garotada corresponsável pela própria aprendizagem." - REVISTA NOVA ESCOLA
As sequências podem estar presentes no projeto
O projeto tem caráter amplo
Tem começo, meio e fim
Um cronograma
Um produto ou ação final (culminância)
O projeto é mais amplo e tem muito mais passos e detalhes.
O Tema do projeto, exemplo : Meio Ambiente, pode vir do desejo da turma, de perguntas que a turma tem sobre determinado conteúdo, curiosidades do grupo.
A turma precisa pensar: O que sabemos sobre esse tema? O que desejamos descobrir?
A partir daí, sob a orientação e organização do professor, um passo a passo é elaborado para que estrategicamente, ora com os professores, ora os alunos, essa busca por soluções e respostas sejam sanadas.
Pontos mais comuns:
- tema — é preciso delimitar o assunto que será estudado;
- objetivo — traz a meta do projeto em relação à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos;
- conteúdo — aborda o que os alunos já conhecem e o que precisam aprender durante o projeto;
- tempo estimado — traz um cronograma de atividades e a data final do projeto;
- recursos necessários — indica os materiais que devem ser usados, como as fontes de consulta;
- formato das atividades — individual, em duplas ou em grupos;
- critérios de avaliação — é importante definir como o desempenho do aluno será avaliado, além do peso da atividade no boletim.
- Produto final - o que vamos produzir
O plano de ação escolar é um documento que descreve todas as atividades que a escola precisa realizar para alcançar objetivos, desenvolver projetos e resolver problemas. Nele, são listadas todas as tarefas a serem efetuadas durante o ano, além de definir quem é o responsável por cada uma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário