O conceito de cultura nunca foi unânime. À primeira vista, quando pensamos cultura , imaginamos um conceito mais erudito, de uma vasta instrução, de vasto conhecimento considerando apenas as artes, as manifestações culturais que são valorizadas, prestigiadas em uma sociedade: teatro, música, cinema, dança etc.
Fomos buscar o conceito de cultura e em nossas leituras, encontramos seis teorias sobre cultura, com definições diferentes que focam aspectos diversos deste mesmo termo:
Cultura - Tudo que ser humano produz que seria oposto à natureza. Algo que os grupos passam para seus descendentes.
Cultura - Síntese dos conhecimentos que são compartilhados pelos membros de uma determinada sociedade e que lhe servem de parâmetro para interagir entre si e para apreender o mundo a sua volta.
Cultura - Maneira de representar o mundo e de entendê-lo.
Cultura - Mediador entre o ser humano e seus afazeres. Tudo que o homem produz com o objetivo de atingir seus objetivos materiais ou não.
Cultura - Sistema de práticas mediadas pelas relações que se estabelecem dentro de uma sociedade. Indivíduos e indivíduos. Indivíduos e instituições.
Cultura - Sistema interativo. Resultado das interações.
Sintetizando, segundo Laraia:
"O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos da herança cultural, ou seja, resultado da operação de uma determinada cultura".
Fonte de pesquisa: https://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0812830_2012_cap_3.pdf
Elementos Culturais
Organização social - Regras, normas, direitos, deveres.
Costumes - Tradição, valores, padrões sociais que estabelecem práticas em uma sociedade.
Rituais - Processos repetitivos. Exemplos: festejar aniversário todos os anos.
Religião - Descreve a moral, as crenças de determinado grupo.
Linguagem - Sistema simbólico de comunicação. Como se comunicam, como se expressam,
Símbolos - Toda cultura tem seus símbolos, coisas que significam algo, geram reações, emoção...
Categoria
Material e Imaterial
Material: objetos físicos, recursos e espaços que as pessoas usam para definir suas culturas. Exemplo: casas, escolas, igrejas, escritórios, fábricas, roupas, utensílios, ornamentos, televisão, rádio, máquina e outros produtos. Todos esses materiais foram criados pelo ser humano em anos de evolução para garantir o bem-estar e o conforto da humanidade.
Cultura imaterial: não pode ser tocada, sentida, degustada ou segurada. A cultura imaterial pertence ao plano não físico e inclui ideias que as pessoas têm sobre a sociedade. Isso é o conjunto de crenças, valores, normas, moral, linguagens, papéis sociais, ética, música, literatura, costumes, tradição e, organizações e instituições.