segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

ATIVIDADE 2 - 2,0

 

Crie o Passaporte “Cidadão do Mundo”

As crianças devem entender que elas também fazem parte do mundo e têm a própria cultura. Para isso, uma atividade de conhecimento e criatividade é criar o passaporte “Cidadão do Mundo”.

Dentro dele, cada um deve colocar informações como:

  • dados pessoais;
  • um desenho autorretrato;
  • lugares que já visitou fora da sua cidade;
  • músicas, desenhos e tradições favoritas;
  • tradições familiares;
  • músicas que tenha aprendido com alguém mais velho.
  • talentos
CAPRIIIIIIIIIIIIIIIIIICHAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


TEXTO - ATIVIDADES INDICADAS PARA TRABALHAR DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA

QUE ATIVIDADES SÃO INDICADAS PARA TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA?


Conheça, a seguir, algumas atividades que podem ser levadas à sala de aula para engajar os estudantes por meio da diversidade cultural.

TRABALHAR A AUTOESTIMA PELA REPRESENTATIVIDADE

É importante o trabalho de alimentar a autoestima das crianças por intermédio da representatividade, explorando etnias em diferentes esferas.
Quando elas começam a enxergar características de si mesmas em figuras consideradas importantes, está sendo trabalhada a aceitação, bem como o amor próprio. Exercícios que apresentam a história de pessoas de diferentes culturas são ótimos exemplos a ser realizados.

 DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO

As dinâmicas de integração são excelentes formas de introduzir um espírito de união, respeito e empatia nas crianças. É fundamental ensinar que existem diferenças e que todas elas devem ser respeitadas, mostrando que diversidade é sinônimo de comunhão e amizade.
Uma atividade que pode ser desenvolvida é o painel da diversidade, em que os estudantes transmitem seus traços em bonecos de cartolina ou em outro material. Em seguida, todos eles são colados de mãos dadas em um painel, numa representação de que é possível existir união e harmonia entre grupos étnicos e sociais distintos.

USO DE PERSONAGENS DA LITERATURA INFANTIL

O uso da literatura infantil em favor da diversidade é outra maneira lúdica e repleta de simbolismos de abordar a questão da diversidade cultural, visto que nessas histórias existem grandes exemplos de representatividade.
Não se pode negar que as crianças ainda não entendem assuntos complexos. Por isso, lançar mão da literatura infantil é um recurso inteligente, já que é de fácil compreensão e comum a todos.
Felizmente, a cada dia, cresce o número de histórias que abordam tais temas e inserem indivíduos de diferentes características.
Veja exemplos de livros infantis que abordam a diversidade:
  • O cabelo de Lelê
Escrito pela Valéria Belém, este conto apresenta as aventuras de uma menina que procura entender o porquê de o seu cabelo ser encaracolado. Após tanto “pesquisar” e insistir, ela conhece suas origens e sua ancestralidade.
  • Abaré
Nesta história, a autora Graça Lima narra um dia na vida de um pequeno índio da aldeia Mati e seus abarés (amigos). Os Matis são amantes da natureza e convivem em harmonia com os animais, as árvores e toda a vegetação. Trata-se de uma importante representação das aldeias indígenas, muitas vezes tão esquecidas em sala de aula, e que certamente valoriza o diálogo intercultural.
  • Malala, a menina que queria ir para a escola 
Além de mostrar outra visão de mundo de forma facilitada às crianças, a história apresenta a importância da educação. Adriana Carranca traz a história de uma das mulheres mais influentes da atualidade, Malala Yousafzai, a mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz, em 2014. O texto bem escrito torna a obra compreensível por crianças de todas as idades.

 FILMES INFANTIS E DESENHOS INCLUSIVOS
A utilização da “Sétima Arte” na luta contra os preconceitos e a favor da inclusão também é uma ótima atividade a ser desenvolvida. Exemplos de filmes e desenhos que tratam direta ou indiretamente dessa temática são:
O curta-metragem lançado pela Pixar é baseado na história pessoal de um de seus roteiristas e sua experiência pessoal com o filho autista. Assim, o filme aborda a questão da inclusão de pessoas que apresentam algum transtorno psíquico.
Este é um clássico do cinema infantojuvenil, que traz a desconstrução de vários estereótipos e a aceitação do próximo. Shrek é uma obra muito importante, uma vez que apresenta diversas formas de amizade e amor que ultrapassam qualquer preconceito, unindo diferentes grupos.

OS BENEFÍCIOS DE TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA

Atividades para trabalhar a diversidade cultural na escola trazem inúmeros benefícios tanto para a criança quanto para a sociedade. Além do conhecimento adquirido sobre diferenças culturais, a criança começa a ter um respeito muito maior em relação a culturas e pessoas diferentes dela.
Ao colocar em prática esse tipo de prática, os professores estimulam os alunos a exercitar a união entre grupos sociais, a empatia e a solidariedade.

https://cer.sebrae.com.br/blog/atividades-para-trabalhar-diversidade-cultural-na-escola/

ATIVIDADE 1 - 1,0 PONTO

 FAÇA UM ACRÓSTICO CRIATIVO NO SEU CADERNO A PARTIR DE:


ESCOLA

CULTURA

SOCIALIZAÇÃO 

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO



Fonte da Imagem: https://mundoeducacao.uol.com.br/ 


O COTIDIANO DA ESCOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL I - ESPAÇO CULTURAL

O COTIDIANO DA ESCOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

▪ Espaço cultural;

▪ Espaço de socialização;

▪ Espaço de construção de conhecimentos



TEXTO 1

Cultura


Fonte: Escola Kids UOL
TEXTO 2

Conceito de Cultura

O conceito de cultura nunca foi unânime. À primeira vista, quando pensamos cultura , imaginamos um conceito mais erudito, de uma vasta instrução, de vasto conhecimento considerando apenas as artes, as manifestações culturais que são valorizadas, prestigiadas em uma sociedade: teatro, música, cinema, dança etc.

Fomos buscar o conceito de cultura e em nossas leituras, encontramos seis teorias sobre cultura, com definições diferentes que focam aspectos diversos deste mesmo termo:

Cultura - Tudo que  ser humano produz que seria oposto à natureza. Algo que os grupos passam para seus descendentes. 

Cultura - Síntese dos conhecimentos que são compartilhados pelos membros de uma determinada sociedade e que lhe servem de parâmetro para interagir entre si e para apreender o mundo a sua volta.

Cultura - Maneira de representar o mundo e de entendê-lo.

Cultura - Mediador entre o ser humano e seus afazeres. Tudo que o homem produz com o objetivo de atingir seus objetivos materiais ou não.

Cultura - Sistema de práticas mediadas pelas relações que se estabelecem dentro de uma sociedade. Indivíduos e indivíduos. Indivíduos e instituições.

Cultura - Sistema interativo. Resultado das interações.


Sintetizando, segundo Laraia:

"O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos da herança cultural, ou seja, resultado da operação de uma determinada cultura".


Fonte de pesquisa: https://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0812830_2012_cap_3.pdf


Elementos Culturais

Organização social - Regras, normas, direitos, deveres.

Costumes - Tradição, valores, padrões sociais que estabelecem práticas em uma sociedade.

Rituais - Processos repetitivos. Exemplos: festejar aniversário todos os anos.

Religião - Descreve a moral, as crenças de determinado grupo.

Linguagem - Sistema simbólico de comunicação. Como se comunicam, como se expressam, 

Símbolos - Toda cultura tem seus símbolos, coisas que significam algo, geram reações, emoção...


Categoria

Material e Imaterial

Material: objetos físicos, recursos e espaços que as pessoas usam para definir suas culturas. Exemplo: casas, escolas, igrejas, escritórios, fábricas, roupas, utensílios, ornamentos, televisão, rádio, máquina e outros produtos. Todos esses materiais foram criados pelo ser humano em anos de evolução para garantir o bem-estar e o conforto da humanidade. 

Cultura imaterial: não pode ser tocada, sentida, degustada ou segurada. A cultura imaterial pertence ao plano não físico e inclui ideias que as pessoas têm sobre a sociedade. Isso é o conjunto de crenças, valores, normas, moral, linguagens, papéis sociais, ética, música, literatura, costumes, tradição e, organizações e instituições. 

domingo, 25 de fevereiro de 2024

O COTIDIANO DA ESCOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

TODO COTIDIANO ESCOLAR É COMPLEXO. É CONSTRUÍDO TAMBÉM NO CONFLITO. NELE AS RELAÇÕES SOCIAIS E PROFISSIONAIS, AS PRÁTICAS CULTURAIS, OS CONHECIMENTOS SE ENTRELAÇAM NUMA GRANDE REDE CUJA CARACTERÍSTICA É DE UMA DIVERSIDADE INTENSA. 

PARA REFLETIR:

VOCÊ CONCORDA QUE O AMBIENTE ESCOLAR É COMPLEXO? JUSTIFIQUE

COMO SÃO OS DIAS EM NOSSA ESCOLA?

QUAIS OS PROBLEMAS, DESAFIOS?

QUAIS AS CONQUISTAS, ALEGRIAS?

O QUANTO VOCÊ JÁ APRENDEU AQUI? QUANTO VOCÊ JÁ ENSINOU?

SERÁ QUE OS PROBLEMAS QUE A ESCOLA ENFRENTA SÃO PROBLEMAS UNICAMENTE DELA OU SÃO PROBLEMAS PRESENTES NA SOCIEDADE A QUAL A ESCOLA FAZ PARTE?

IMAGINE UMA GRANDE ORQUESTRA: MUITOS MÚSICOS, INSTRUMENTOS, TALENTOS DIVERSOS, EXPECTATIVAS...



O DESAFIO É QUE ALÉM DE TODA COMPLEXIDADE QUE ENVOLVE ESSA DIVERSIDADE COMUM ENTRE SERES HUMANOS, SERÁ PRECISO QUE O MAESTRO CONSIGA ORGANIZAR A ORQUESTRA DE TAL FORMA QUE TODOS ASSUMAM SEUS PAPÉIS, CONSIGAM PARTICIPAR E CONTRIBUIR PARA O OBJETIVO QUE OS UNE: EXECUTAR A OBRA MUSICAL.



E O QUE NOS "UNE" NA ESCOLA? O QUE NOS DISTANCIA?

QUAL É O PAPEL DA ESCOLA?

JÁ PENSARAM NISSO?

ESSE É O DESAFIO! PROMOVER O SABER, O CONHECER E CONHECER-SE, O INFORMAR E FORMAR QUE PRECISA SER ENFRENTADO EM UM AMBIENTE QUE NÃO É O MESMO DE ANOS ATRÁS. NÃO É SÓ O NÚMERO DE ALUNOS QUE AUMENTOU NO ESPAÇO ESCOLAR, MAS A SOCIALIZAÇÃO, AS FORMAS DE EXPRESSÃO, AS CRENÇAS, OS VALORES, AS EXPECTATIVAS E O PRÓPRIO CONTEXTO SOCIAL E FAMILIAR DOS ALUNOS...

SERÁ QUE ISSO INTERFERE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM? 

INTERFERE NA FORMA DE INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS?

INTERFERE NAS METODOLOGIAS?

INTERFERE NOS TEMAS DE PROJETOS QUE PRECISARÃO SER DESENVOLVIDOS NO PPP?



segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

PROGRAMAÇÃO 1º BIMESTRE

 HABILIDADES

Conhecer o cotidiano da escola no Ensino Fundamental I;

Compreender que a escola de Ensino Fundamental I é o espaço de educação que visa o desenvolvimento da socialização, construção de conhecimentos e desenvolvimento cultural;

Compreender e sistematizar o trabalho pedagógico no Ensino Fundamental, do planejamento à avaliação;

 Compreender a importância do Planejamento e do replanejamento para eficácia do processo ensino aprendizagem;

Mediar a prática pedagógica na sala de aula para consolidar os conceitos teóricos por meio da experimentação.

OBJETOS DO CONHECIMENTO

O COTIDIANO DA ESCOLA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

▪ Espaço cultural;

▪ Espaço de socialização;

▪ Espaço de construção de conhecimentos

AÇÃO PEDAGÓGICA, UMA PRÁTICA CARREGADA DE INTENCIONALIDADE

▪ Significado da prática de planejar e replanejar ao longo do processo

OBSERVAÇÃO: 

PROGRAMA (FONTE)  ORGANIZAÇÃO CURRICULAR -  ITINERÁRIO INTEGRADO CURSO NORMAL 2024 FORMAÇÃO DE PROFESSORES

SEEDUC

COMPONENTE CURRICULAR : FTMEF I


3ºB - RECORDANDO

  RECORDANDO COMPETÊNCIAS Definidas como a "mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas comple...