Socialização é aprendizado
A escola tem uma importante função social e promove a consolidação do processo de socialização das crianças.
Na escola:
A criança constrói parte da sua identidade de ser e pertencer ao mundo, ao grupo... Através das relações e da apropriação e conscientização da sua história de vida e da história do seu país, do seu estado, do seu município, do seu bairro, da sua rua...
E
A história da sua escola!
Você já parou pra pensar que está participando da história da sua escola? Como você tem marcado essa participação?
Na escola:
Adquire os modelos de aprendizagem tendo contato com princípios éticos e morais da sociedade a qual faz parte..
No Brasil, caráter social da escola é sustentado por lei – mais precisamente a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional:
“Art.1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
- 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.
- 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social.”
Nessa realidade construída com a participação de todos, dotada de regras estabelecidas, as crianças trocam experiências umas com as outras. Experiências que permitem aprender, somar conhecimentos e, consequentemente, desenvolverem aspectos cognitivos e interpessoais.
Mas há momentos em que as crianças estão livres para fazer opções, escolher com quem conversar, onde e como brincar... a hora do recreio é um dos momentos em que a convivência permite esse amadurecimento e maior autonomia. A convivência na escola é determinante para o desenvolvimento da criança, além de promover o contato com os conhecimentos, com o saber e a cultura de forma sistematizada. A educação é um processo social. A educação contribui para formação dos cidadãos pertencentes a uma sociedade. Uma sociedade crítica, democrática, planejada pelos por todos que a compõem.





.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário