O Projeto Político Pedagógico é o documento que norteia o processo de ensino e aprendizagem e, também, as relações que acontecem no espaço escolar.
O PPP apresenta a missão, os valores, a filosofia, a identidade e a proposta pedagógica de uma escola, além de mostrar como ela precisa atuar para proporcionar uma educação de qualidade.
Mas cada escola é uma escola diferente da outra. Sua localização, clientela, características, necessidades, potencial... Por isso, cada uma tem seu próprio PPP.
As próprias palavras dão uma ideia sobre a definição do que é o Projeto Político Pedagógico:
- Projeto: reúne as propostas de ações concretas que devem ser executadas em um determinado período;
- Político: considera a escola como um espaço para formar cidadãos críticos, conscientes e responsáveis que vão atuar de maneira individual e coletiva na sociedade;
- Pedagógico: define e organiza atividades e projetos educativos importantes para o processo de ensino e aprendizagem na escola.
Qual é a finalidade do Projeto Político Pedagógico?
A finalidade de um Projeto Político Pedagógico é ser um guia para a escola, que indica a direção que gestores, coordenadores, professores, funcionários, famílias e alunos precisam seguir para realizar objetivos.
É importante que o PPP não deixe dúvidas sobre a rota que deve ser seguida. Ao mesmo tempo, é fundamental que o documento seja flexível, para ser adaptado de acordo com novos desafios e necessidades de aprendizagem ao longo do tempo.
A elaboração do PPP tem a finalidade de elencar tópicos como:
- Missão da escola;
- Clientela;
- Dados sobre a aprendizagem;
- Relação com as famílias;
- Recursos;
- Diretrizes pedagógicas;
- Plano de ação.
"O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", definiu Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em entrevista ao site Gestão Escolar.