HISTÓRIA
Objeto de conhecimento A vida em casa, a vida na escola e formas de representação social e espacial: os jogos e brincadeiras como forma de interação
Habilidade Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outros lugares e épocas.
Conteúdo: família , escola, eu (MEU MUNDO SOCIAL)
Objetivo:
Conhecer memórias de infâncias vividas no passado
Conhecer sua história e sua cultura
Investigar sua história através das brincadeiras e brinquedos
Construir brinquedos
Reviver brincadeiras
Sugestões de Plano - Revista Nova Escola
PLANO 2 CONSTRUINDO BRINQUEDOS E REVIVENDO BRINCADEIRAS
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Garrafas pet, palitos de churrasco, fita adesiva, corda, papel colorido e lápis de cor.
Previamente: Com pelo menos uma semana de antecedência, entre em contato com a equipe de colaboradores da escola para arrecadar o material necessário para esta aula em uma quantidade compatível com o número de alunos da turma. Professores, auxiliares de cozinha e limpeza e gestores podem contribuir com os palitos de churrasco e as garrafas pet necessárias para a produção de alguns dos brinquedos. Se possível, em casa, construa alguns dos brinquedos indicados nos vídeos sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos. Este exercício é importante para calcular o tempo de produção de cada brinquedo além de preparar o que for necessário para o momento da aula (como cortar e furar as garrafas pet, por exemplo).
Faça os brinquedos dos vídeos indicados abaixo, no tópico: “Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos”, são eles: fantoche de origami, “cai-não-cai” (que pode ser feito com pedrinhas no lugar de bolas de gude) e “vai-e-vem”. Além deles, a pipa (ou papagaio), as “cinco Marias” e os “pés de lata” são boas opções para o trabalho em sala de aula.
Para você saber mais:
- Sobre patrimônio imaterial, brinquedos e modos de fazer:
- Sobre a criação de brinquedos antigos com materiais alternativos:
- Algum de vocês já viu esse tipo de brinquedo antes?
- (Se sim) Onde vocês viram estes brinquedos?
- Vocês sabem usar eles?
- Vocês sabem do que estes brinquedos são feitos?
- Identificar as partes dos brinquedos que sejam compatíveis com as formas que viram nas imagens exibidas no momento anterior, e montá-los em conjunto, de acordo com suas interpretações para o que viram, não se trata de fazer “da forma correta” ou não, mas de...
- ter o contato com o processo de produção do brinquedo (experiência mais próxima das infâncias de outras temporalidades), o que permite uma identificação e apropriação do objeto final por parte das crianças, basicamente, obtêm-se deste processo um princípio básico de patrimonialização do bem produzido, ou seja, os brinquedos feitos nesse momento são únicos e importantes exatamente por serem resultado do trabalho conjunto das crianças.
- Aqui, oriente a produção respeitando e dialogando com as ideias que os alunos tiveram a respeito dos brinquedos antigos exibidos, buscando aproximar ao máximo o resultado final do trabalho do objetivo inicial, a produção de brinquedos similares aos antigos.
- Sobre a criação de brinquedos com materiais alternativos:
“Como jogar Cinco Marias” | Aprender por inteiro nos completa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7lWCfZsGcHA (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
“Como Fazer Pé de Lata” | O Baú da Camilinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EVnkwviEqxc (Data de acesso: 23 de fevereiro de 2019)
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 15 min
Orientações: Mostre aos alunos as imagens disponíveis no link abaixo. Em seguida, pergunte:
A partir de então, usando as respostas dadas pela turma, Introduza o tema das brincadeiras antigas, falando das bonecas de sabugo de milho, das bonecas de pano, dos piões, das pipas (ou papagaios), das bolas de gude, das cordas de pular e de outros brinquedos antigos da sua região.
Imagens de alguns brinquedos e brincadeiras antigos:
Tempo sugerido: 50 min
Orientações: Apresente aos alunos os materiais que serão usados neste momento (todos os que você organizou junto aos colaboradores da escola e preparou anteriormente), reúna quartetos (grupos compostos por quatro crianças) e oriente a produção de modo que cada grupo construa um tipo de brinquedo dentre aqueles indicados no slide 1.
Neste momento (depois de observar e conhecer um pouco do funcionamento dos brinquedos antigos no momento anterior) a problematização consiste em:
Para você saber mais:
COMO FAZER BRINQUEDO DE PAPEL - FANTOCHE DE ORIGAMI 1 | Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B-MulSTEsjE
“ANOS INCRÍVEIS #1 - BRINQUEDOS 100% CASEIROS QUE FIZERAM SUCESSO | KIM ROSACUCA”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nWTnodxONss
Sistematização
Tempo sugerido: 30 min
Orientações: Concluída a montagem dos brinquedos, pergunte aos alunos o que eles acharam do processo, se eles têm brinquedos em casa construídos com esses materiais e o que acontece com essas matérias-primas normalmente. Enquanto isso, deixe-os livres para brincar com os brinquedos que eles mesmos produziram, orientando-os se for necessário.
A própria prática da brincadeira e do uso dos brinquedos com os quais não estão habituados, apresenta aos alunos a possibilidade de reinterpretação dos materiais do cotidiano, assim como promove o contato com um brincar diferente daquele que praticam diariamente. Trata-se de um momento no qual a prática produz a experiência e a operação de comparação e diferenciação da brincadeira e do brincar passados com os presentemente vividos pela turma.






Nenhum comentário:
Postar um comentário