segunda-feira, 26 de agosto de 2024

3ºB - TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS

 CONTEÚDOS

Devem condizer com a realidade pessoal, social e cultural.  

Os conteúdos devem refletir os amplos aspectos da cultura, tanto no passado, quanto no presente e possibilidades futuras, atendendo as necessidades sociais e individuais do aluno. 
Devem refletir, relacionarem-se à realidade, interesses e necessidades, tornando-se verdadeiras ferramentas para os alunos. É necessário selecionar conteúdos que sejam válidos para toda vida do indivíduo. 
Devem ser significativos para os alunos.

Os conteúdos devem ser estabelecidos de maneira flexível possibilitando alterações se forem necessárias.

Todo conhecimento no espaço escolar é transformado em conteúdo, ou seja, sistematizado para ser ensinado, compreendido, apropriado, transformado e aplicado pelo aluno em seu cotidiano. Observe a cena:

O que Mafalda está fazendo com esse pedaço de fita?
Acho que ela está tentando medir sua cabeça como se fosse um pote, um objeto para se guardar coisas... Guardar conhecimento...
Mas conhecimento se guarda? Ou a gente compreende e por isso não esquece?

Você já teve a sensação de que precisava de muito espaço, assim como, um HD de computador? Pois é, às vezes,  a escola traz tanto conhecimento, tanta informação de uma vez só que fica fragmentada em nossa cabeça, os conhecimentos não se completam, não têm sentido... Ocupando tanto espaço de memória... Acaba se perdendo. Bastava estar realmente tudo numa "pastinha" conectando diversos conhecimentos com compreensão, com entendimento... 
A gente até pode memorizar, mas ates precisa ENTENDER, SABER para poder CONSTRUIR, APLICAR...


Os conteúdos precisam estar relacionados com a realidade e atenderem aos alunos para que esses conteúdos possam fazer sentido em suas trajetórias cotidianas.
Também não podemos esquecer O ALUNO É O SUJEITO DE SUA APRENDIZAGEM.



TIPOLOGIA DOS CONTEÚDOS

conteúdo do plano de aula pode ser visualizado, trabalhado em itens que se relacionam e se complementam: conceitual, factual, procedimental e atitudinal. Muitas vezes, chamamos de conteúdo quando nos referimos aos conhecimentos específicos de cada disciplina (área do conhecimento). Mas, se nos atermos numa concepção educativa integral, os conteúdos não estão condicionados unicamente às disciplinas ou matérias tradicionalmente conhecidas, mas abrange além das capacidades cognitivas, as motoras, as afetivas, de relação interpessoal e de inserção social.

O que devemos saber? Como devemos fazer? Como podemos ser?

SABER CONHECER

1 - Os conteúdos conceituais abrangem os conceitos e princípios que os alunos deveram aprender ao longo do desenvolvimento do plano de aula. Conteúdos conceituais visam a desenvolver as competências do educando nas suas relações com símbolos, expressões, ideias, imagens, representações, com os quais ele aprende e ressignifica o real. As competências do aluno materializam-se através do trato reflexivo de conteúdos específicos de ensino, em situações problematizadoras, desafiadoras para o grupo (situação didática planejada pelo professor). A elaboração de conceitos permite ao aluno vivenciar o conhecimento, elaborar generalizações, buscar regularidades ressignificando e relacionando a dimensão conceitual do conteúdo numa perspectiva científica, criativa, produtiva. 
São exemplos de conceito: democracia, Sistema Alfabético; Fotossíntese, Divisão, mamífero, densidade, impressionismo, função, sujeito, romantismo, demografia, nepotismo, cidade, potência, concerto, cambalhota, etc.
 É uma CONSTRUÇÃO PESSOAL, envolve: Pensar, comparar, compreender, estabelecer relações. 


2 - Por conteúdos factuais se entende o conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados, fenômenos concretos e singulares: a idade de uma pessoa, a conquista de um território, a localização ou a altura de uma montanha, os nomes, os códigos, um fato num determinado momento, telefones, datas comemorativas, nomes, etc. É preciso o uso da memória, exercitar e repetir várias vezes
Na maioria destes conteúdos, a reprodução se produz de forma literal; portanto, a compreensão não é necessária já que muitas vezes tem um caráter arbitrário. Este tipo de conhecimento se aprende basicamente mediante atividades de cópia mais ou menos literais, a fim de ser integrado nas estruturas de conhecimento, na memória.
IMPORTANTE
Os conteúdos conceituais estão relacionados com conceitos propriamente ditos e dele ramifica-se os conteúdos factuais, ou seja, os conhecimentos relacionados aos fatos, acontecimentos, dados, nomes e códigos. Os conteúdos conceituais são mais abstratos, eles demandam compreensão, reflexão, analise comparação. As condições necessárias para a aprendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades experimentais que acionem os conhecimentos prévios dos alunos promovendo atividade mental. Para tanto, as aulas meramente expositivas que lance mão apenas da memorização, não darão conta.

SABER FAZER

3 - Os conteúdos procedimentais. Essa dimensão materializa-se numa perspectiva educacional dialógica, participativa, compartilhada, bem como no papel desempenhado pela escola no sentido de ampliar a capacidade reflexiva do aluno acerca da realidade complexa e contraditória, adotando um compromisso coletivo, interativo, integrativo, viabilizado com a construção coletiva do projeto político-pedagógico. Os conteúdos procedimentais expressam um saber fazer que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta. Os mesmos sempre estão presentes num projeto de ensino, pois uma pesquisa, um experimento, uma síntese, um festival, uma oficina, são proposições de ações presentes em sala de aula.
São um conjunto de ações coordenadas pelo professor, para a realização de um objetivo. Ações que o aluno ao longo do trabalho aprenderá a desenvolver. Para facilitar a localização desse conteúdo, podemos pensar na frase: o aluno aprenderá a fazer, por exemplo:
· Leitura em conjunto, alunos e professor. · Analise de documentos escritos e sonoros (músicas) · Produção de texto informativo sobre o tema.
São exemplos de procedimentos: ler, desenhar, observar, calcular, classificar, elaborar uma entrevista, recortar, saltar, inferir, registrar dados em um gráfico, etc. Conteúdos que, como podemos ver, apesar de terem como denominador comum o fato de serem ações ou conjunto de ações, são suficientemente diferentes para que a aprendizagem de cada um deles tenha características bem específicas.

SABER SER

4 - Os conteúdos atitudinais.  Está presente no cotidiano escolar, envolvendo valores, atitudes, normas, posturas que influem nas relações e interações da comunidade escolar numa perspectiva educacional responsável, valorativa. Está presente na visão ideológica subjacente ao contexto pedagógico construído nas interações cotidianas em que se materializa a produção do saber. A escola é um contexto socializador, gerador de atitudes relativas ao conhecimento, ao professor, aos colegas, às disciplinas, às tarefas, à sociedade. A não compreensão das relações, das atitudes, dos valores, das normas como conteúdos escolares faz com que estes sejam comunicados, sobretudo de forma inadvertida.
 Diz respeito a valores e atitudes. Espera-se que o aluno no desenvolver das aulas adquira determinados valores que o auxilie em tomadas de decisões futuras. Para desenvolver este conceito no plano de aula, podemos visualizar a frase oculta: o aluno vai desenvolver comportamentos de, por exemplo:
· Compreender as diferentes organizações políticas. · Respeitar as diferenças culturais e sociais dos indivíduos. Ampliar sua visão de mundo e respeito às diferenças a partir de atividades em grupo, por exemplo.

EXERCÍCIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ºB - RECORDANDO

  RECORDANDO COMPETÊNCIAS Definidas como a "mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas comple...